sábado, 14 de novembro de 2009

Vivendo Para Deus

MEDITE: Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmo 139: 14-16

Como é maravilho encontrar pessoas que conviveram conosco no passado. Vivificar a memória com fatos que marcaram a nossa vida. Isto sempre acontece quando nas viagens pelo país passamos por Contagem-MG e encontro as minhas irmãs. Como é gostoso tomar um cafezinho mineiro e relembrar os momentos inesquecíveis que foram tão importantes e tatuaram a nossa vida e redirecionou-a à um propósito de Deus, afim de vivermos como Deus quer que vivamos.
A impressão que temos é que Deus não nota estes momentos, principalmente aqueles momentos de dificuldades, quando o futuro a nossa frente parece sombrio e ameaçador, e quase sempre surge uma pergunta: onde estava Deus?  As recordações podem trazer lembranças adormecidas que nos fazem chorar, sofrer. É possível que em nossas lembranças começamos a imaginar que a vida não tem sentido e que somos obra do acaso, ou, que nascemos acidentalmente.
Já me senti assim ao refletir sobre os anos do meu desenvolvimento, muitas vezes sentia-me rejeitado, desqualificado, incapaz, revoltado e não conseguia perceber a mão de Deus em minha vida. Estes sentimentos se aninha em nosso coração quando da nossa chegada a este mundo, chegamos em uma casa com muitas dificuldades financeiras, e assim, seremos capazes de conhecer e experimentar o sofrimento, tristezas, mágoas e insegurança desde os primeiros dias da nossa existência.
Em certo momento da minha vida aprendi que Deus usa estes momentos de aparente acidente, rejeição para dar significado a nossa vida, e de repente estas coisas de aparência tão ruim, tão constrangedora, entristecedora começam a alinharem-se como peças de um tabuleiro, e passamos a compreender que Deus tem razão e propósitos eternos para que eu e você estivéssemos vivos. Embora a vida não tivesse dado tudo o que eu queria Deus não tinha ainda terminado sua obra em mim.
Deus não comete erros. Ele é capaz de pegar a sua vida, com todos os sofrimentos, com todas as suas dores, com todas as oportunidades perdidas, com todos os seus remorsos, com toda a sua rejeição e revolta e usar você para a glória dEle. É Deus que fará isto, não sou eu, não tenho condições, capacidade para tal ato. Este negócio de sair por aí procurando o propósito de Deus está errado. Porque o realizar, o efetuar é de Deus e somente Ele tem capacidade de transformar a nossa vida e fazer dela instrumento de louvor e de glorificação ao Senhor. Eu não tenho essa capacidade e ninguém tem. Deus é Deus e porque é Deus, pode todas as coisas.
Certamente que no seu  íntimo, você deve saber que isso é verdade e de fato temos de confie em Deus. Confiar sem reserva alguma, crendo que Ele se encarregará da tua vida e fazer dela um instrumento para a glória dEle.
Diariamente Deus estará transformando a sua vida segundo a vontade dEle, e você verá isto, verá Deus moldando você, de acordo com a vontade dEle, a cada dia transformando com aquilo que você é capaz de suportar, para que no final você seja um vaso de honra, santificado e útil aos propósitos dEle, preparado para todo boa obra.

PENSE: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmo 139: 23-24
ORE: Senhor! Graças te dou pela forma como tu me teceste, me formaste. Te agradeço por Teu governo sobre a minha vida, e como tão perfeito tens feito tudo. Quero te adorar e glorificar o Teu nome todos os dias da minha vida. Em nome de Jesus. Amém!
Com carinho!
Rev. Ashbell Simonton Rédua
Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil

Teólogo Presbiteriano, Graduado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, especializado em Capelania pela Seminário Teológico do Nordeste, revalidado Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pos-graduando em Direito Ambiental pela Gama Filho e graduando em Direito pela Faculdade Morais Junior - Mackenzie Rio.

Nenhum comentário: