segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

COMO MANTER AS CONQUISTAS

Texto: II Timóteo 3.10 - 17

Introdução: Conquistar depende de estratégias, mas para manter a conquista é necessário buscar a cura da alma, calar os argumentos, desbaratar os adversários espirituais, e andar segundo princípios estabelecidos na Palavra de Deus. Vejamos estes princípios na vida de Paulo, que foram transmitidos a Timóteo, e são aplicáveis em nossas vidas.

1. Ensino: Uma característica importante no ministério de Jesus foi o ensino (Atos 1.1). Sem o ensino não há consolidação. Sem ensino não há como as pessoas agirem de maneira correta. Em Mateus 28.20 Jesus nos diz: “ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até os fins dos tempos.

2. Procedimento: Necessária mudança radical na maneira de pensar, transacionando a mente de perdedor para conquistador, enxergar vitória mesmo em meio ao impossível. Quando mudamos a mente as nossas atitudes serão mudadas imediatamente. Para isto é necessário a busca incessante da cura da alma, isto é, libertar-se dos traumas e dos exemplos de derrotismos, que foram assimilados ao longo da vida (Romanos 12.2).

3. Propósito: As pessoas precisam assimilar as metas, os projetos de conquistas, a direção. Quem anda sem direção e metas, sem saber aonde chegar e quando chegar, certamente não experimentará a conquista dos sonhos.

4. Fé: Não só falar, mas viver pela fé. Hebreus 10.38: “O meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele.”

5. Paciência: É necessário ter paciência com relação aos desafios que enfrentamos ao longo da vida. Mesmo que o choro dure uma noite, porém, a alegria certamente chegará ao amanhecer. E também, é necessário ter paciência com os discípulos, eles estão sendo gerados. O Salmo 40 diz: “Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.”

6. Amor: Não é uma mera sensação ou empolgação, mas uma atitude baseada no exemplo de Jesus que foi até o fim em seu projeto de salvação do ser humano que tinha se perdido. Paulo em I Coríntios 13.4-7 nos dá a medida certa do amor verdadeiro, o amor ágape. Quem ama não faz acepção de pessoas. Quem ama não vê o pecado, o mau cheiro, a feiúra, não busca as deficiências, pois o amor encobre tudo isto. O amor supera as diferenças.

7. Perseverança: Continuar mesmo na hora da adversidade, na hora das portas fechadas e no apagar das luzes, mesmo recebendo relatórios desanimadores, sabendo que o Senhor é fiel para trazer a confirmação da obra das nossas mãos (Hebreus 10.38, Hebreus 6.10-15, I Coríntios 15.58).

8. Perseguições: É uma realidade na vida daqueles que tem grandes sonhos e caminham para conquistá-los. As oposições podem surgir, porém, podemos olhar para o exemplo de Paulo no versículo 11 e 12 que diz: “...Quanta perseguição suportei! Mas de todas essas coisas o Senhor me livrou!” De fato todos os que desejam viver em Cristo serão perseguidos.

9. Sofrimentos: Os conquistadores terão sofrimentos decorrentes dos desafios que enfrentará ao longo da vida, porém, viverá uma vida abundante e vitoriosa. Romanos 8.38: “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”

Conclusão: Paulo diz a Timóteo: “quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e nas quais tem convicção.” (v.14).

Hebreus 6.10: “Deus não é injusto; Ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por Ele...” Se você ainda não tem conseguido praticar estes princípios, busque em Jesus e o Espírito Santo te ungirá e capacitará.

Nunca se esqueça: quem anda com Jesus enfrentará desafios ao longo da jornada, porém, a conquista é certa. Salmo 1.6 diz: “Pois o Senhor aprova o caminho dos justos...”

Nenhum comentário: